O homem de São Petersburgo - Ken Follett

quinta-feira, agosto 03, 2017



Como sou uma pessoa apaixonada por História, quando li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa para ler, afinal, eu já vi três títulos envolvendo a Segunda Guerra Mundial, mas sobre a Primeira Guerra é meu primeiro livro.

O homem de São Petersburgo, do autor Ken Follett, fala sobre a Europa algum tempo antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) acontecer de fato.


A Alemanha reúne toda a sua riqueza e usando as suas melhores táticas se prepara para atacar a França, enquanto os Aliados constroem suas defesas. Porém, tanto a França quanto os Aliados, precisam juntar as forças com a Rússia, que passa por problemas internos de uma provável revolução.

Para quem não sabe, como eu também não sabia, Aliados foi o nome dado ao conjunto de países que lutaram contra os Impérios Centrais (ou Potências Centrais – Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária) nesse conflito armado internacional. França, Rússia e Grã-Bretanha entraram na Primeira Guerra Mundial em 1914, como resultado da Tríplice Entente (Reino Unido, França e Império Russo). Os demais países uniram-se aos aliados ao longo da guerra.

Voltando à história do livro, enquanto isso, na Inglaterra, Winston Churchill planeja uma negociação secreta com o príncipe da Rússia, Aleksei Orlov, como forma de juntar o exército inglês e russo para combater a Alemanha (olha aí os fatos históricos citados acima envolvendo a narrativa do livro!).

No entanto, um anarquista russo, Feliks Kschessinsky, está disposto a assassinar o príncipe, antes que o acordo seja assinado, como forma de evitar que milhões de jovens de seu país sejam enviados aos campos de batalha sem compreenderem o motivo. Dessa forma, Feliks se infiltra na Inglaterra, enfrentando as forças policiais, para destruir a negociação.

Mestre na manipulação de pessoas e na construção de bombas, Feliks conta com a ajuda de Charlotte, filha do lorde inglês Stephen Walden, onde ele jamais imaginaria encontrar cumplicidade. Enquanto planeja a morte do príncipe russo, o anarquista descobrirá que o passado que tentou esquecer está mais próximo de ter uma solução.

O autor usa fatos históricos para narrar um romance surpreendente e a cada palavra deixa o leitor mais curioso para saber qual será o fim dos personagens.

O HOMEM DE SÃO PETERSBURGO
AUTOR: KEN FOLLETT
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS: 336

You Might Also Like

0 comentários