O menino do pijama listrado - John Boyne

sexta-feira, julho 21, 2017



Se você gosta de ficção baseada em fatos reais tenho certeza que vai gostar dessa leitura, famosa devido o seu conteúdo.

O menino do pijama listrado, do autor John Boyne, conta a história do garoto Bruno, de 8 anos, que vive na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.


Após uma promoção no emprego, o pai do garoto, um oficial nazista, acaba obrigando Bruno e a família a deixarem a sua residência na cidade de Berlin e irem para um lugar completamente desconhecido, longe dos avós, dos amigos, longe de tudo e de todos.

O que Bruno é muito pequeno para compreender, é que a família está se mudando para um campo de concentração e vão parar em uma área completamente isolada e inadequada para qualquer criança.

Devido às condições em que se encontram, ele e a irmã são proibidos de saírem dos portões que cercam a casa e vivem na verdade como “reféns”, sem a liberdade de poder brincar por aí. Porém, em meio às suas aventuras, Bruno acaba fugindo da proteção da mãe e descobre um menino usando um pijama listrado por trás de uma cerca, que ele pensava ser uma fazenda, mas que na verdade é um campo de concentração nazista.

O que Bruno menos esperava acontecer naquele lugar abandonado era fazer amizade com um menino que tinha a vida condenada, e que essa relação entre eles ia completamente contra os padrões de vida de seus pais.

A leitura é dramática, devido aos fatos históricos que são narrados, e acaba nos ensinando o verdadeiro valor da amizade.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
AUTOR: JOHN BOYNE
EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS
PÁGINAS: 192

You Might Also Like

0 comentários